terça-feira, 9 de novembro de 2010

Introdução de Movimento Hippie

Ser hippie é você acreditar na paz como a maneira de resolver diferenças entre povos, ideologias e religiões. Com à paz é com o amor e a tolerância. Amar significa liberdade para expressar-se e não os julgar baseados em aparências com tudo ter sempre respeito ao proximo. Este é o núcleo da filosofia do hippie.  É uma aproximação à vida que emfatiza a liberdade, a paz, o amor   e o respeito... Assim e ser hippie...
Já no fim dos anos 60's começaram a surgir jovens rebeldes delinqüentes, e desajustados, mas tinham um grande potencial criativo, e seus próprios ideais, o rock psicodélico, drogas, e as contradições dos antigos valores dados pela sociedade, marcaram esse período "magico".
As suas musicas, falavam da dor e davam voz as suas frustrações, e muitas filosofias e crenças antigas, ideais de vida comunitária, amor livre, e crenças ancestrais (astrologia, tarô, magia) e com as mais exóticas religioes orientais (budismo, taoísmo), expressa nas figuras de Sao Francisco de Assis e Cristo (começavam a surgir os "Jesus Freaks": jovens que seguiam os ideais de Jesus, aliados r filosofia hippie), praticavam rituai de índios  americanos e africanos...
  
Em San Francisco
Nos primeiros anos da década de 60, os jovens já tinham uma educação liberal, que estimulava a capacidade de expressão, os jovens passaram a ser mais críticos e contestadores. Queriam modificar a sociedade, queriam um mundo de sonhos, beseado só no amor, arte, e na paz. Queriam acabar com todos os sentimentos e atos ruins que cobriam o Planeta Terra, como a pobreza e o racismo,tinham junto à eles o dever de denunciar a poluição atmosférica, se libertar da inveja e da cobiça entre outros, tudo isso já era o movimento Hippie. Outro movimento surgiu em San Francisco, foi The Family Dog, que foi responsável por um grande acontecimento: a organizaçao do primeiro baile de rock da cidade, realizado em 16 de outubro de 1965, no Longshoreman's Hall, com quatro bandas locais. Essa época mudou a cidade  que  os jovens redecoraram com cores psicodélicas, incenso, roupas e jóias orientais, criando uma comunidade por volta da esquina das ruas Haight com Ashbury. Essa comunidade tinha à principio droga,  conhecidas como LSD, apesar de haveram centenas de mortes por overdose, o seu uso era defendido por Timothy Leary, entre outros artistas e personalidades.
 Em 1966 houve o fim da The Family Dog, os grupos de rock de San Francisco (que eram pouco mais de meia dúzia) passaram a se multiplicar, chegando no final de 1966,  aproximadamente 1.500 grupos, todos sob a influencia do blues.
 1967 conhecido como o ano da Flor os hippies convocaram uma reunião, (Reunião das tribos), mostrando sua força, realizada no Golden Gate Park para o chamado World's First Human Be-In, que teve a presença de cerca de 20 mil jovens cantando e dançando, cobertos de flores. E já tinham 100 mil hippies, foram chamados de flower children "filhos da flor" invadiriam a cidade de San Francisco em junho, para o chamado Verão do Amor. O Hino intitulado daquele ano foi gravada pelo cantor Scott McKenzie. A música, composta por John Phillips (dos Mamas and Papas), quem fosse a San Francisco que não esquecesse de colocar flores nos cabelos. Os 100 mil jovens não chegaram de uma só vez, mas apareceram lá no decorrer do verão, . Eles exigiam das autoridades casa, comida e assistencia médica. Além disso, a Comissao de Parques liberou algumas áreas em torno de Haight-Ashbury para sacos-de-dormir. Da noite para o dia, a cidade ganhou fama (nacional e internacional) de capital mundial dos hippies, o que acabou atraindo turistas de vários lugares. Com toda a exploração turística já que não era esse fundamento aplicado muitos hippies deixaram Haight-Ashbury e foram viver em comunidades rurais.


Exatamente nos dias 16 a 18 de junho de 1967, próximo de San Francisco, acontecia o Monterey Pop Festival, que acabou acolhendo mais de 50 mil, a maioria sem ingresso, e todo o festival ganharam força internacional com sua melhores bandas, ao slogan do festival: "Música, amor e flores". Nesse período o mundo assistiu o nascimento de duas estrelas do rock: Janis Joplin e Jimi Hendrix. Mais dois acontecimentos ainda marcariam aquele período. O primeiro foi o lançamento do disco Sergeant Pepper's, considerado o "divisor de águas" da obra dos Beatles. Depois de todo esse tempo largaram a imagem de adolescentes "sonhadores" e passaram a ser musicos criativos, e toda essa criatividade atribuída ao LSD.
Outro acontecimento envolvendo os Beatles, foi um especial de televisão transmitido para 200 milhoes de pessoas em vários países pelo novo sistema via satélite, onde eles cantaram "All You Need is Love", cuja letra dizia que tudo era possível, desde que existisse amor. Em novembro de 1967, muitos participaram da Marcha ao Pentágono, que foi um dos maiores confrontos entre estudantes e a força militar.
A geração que acreditou ser capaz de parar uma guerra e mudar o mundo, deixou uma semente que acabaria sendo lançada aos quatro ventos, indo refletir-se nos lugares. Uma nova moral, uma nova ética, novos valores haviam sido cultivados na cabeça das pessoas, graças os jovens dos anos 60. Essa semente está presente ainda hoje dentro de cada um que se permita sonhar e acreditar na realização de seu sonho.
 
  Principais acontecimentos dos anos Rebeldes:

  • Esportes
Em 1962, é realizada a Copa do Mundo de Futebol no Chile. O Brasil torna-se bi campeão mundial.
Copa do Mundo de Futebol na Inglaterra, ralizada em 1966. Inglaterra campeã.
Em outubro de 1968, ocorrem as Olimpíadas do México.


  • Ciência e Tecnologia
Em abril de 1960, os Estados Unidos lançam o primeiro satélite meteorológico.
Lançamento do primeiro computador eletrônico, o RAMAC 305, pela empresa IBM.
Em 12 de abril de 1961, o russo Yuri Gagarin torna-se o primeiro homem a entrar no espaço.
Em 1967, na África do Sul, ocorre o primeiro transplante de coração. Em maio de 1968, o primeiro transplante de coração é realizado no Brasil.
O homem chega à Lua em 20 de julho de 1969, através da missão Apollo 11.


  • Comunicações
Em 1 de maio de 1963, a TV Tupi faz a primeira transmissão em cores da televisão brasileira.
Em 1965 é transmitido pela televisão o I Festival de MPB.
Em 25 de junho de 1967, ocorre a primeira transmissão de televisão via satélite.
Criação da ArpaNet, em abril de 1969, o embrião da Internet.


  • Guerras e Conflitos
Em agosto de 1961, ocorre a construção do Muro de Berlim.
Em 5 de junho de 1967, começa a Guerra dos Seis Dias. Israel ataca a Síria, Egito e Jordânia.
Final da década de 1960: aumentam os protestos nos Estados Unidos e no mundo contra a Guerra do Vietnã. Fortalecimento dos movimentos pacifistas.


  • Cultura e Arte
Em dezembro de 1967 é criada a FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
Em abril de 1968, é lançado um grande sucesso do cinema: 2001, Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick.
Inauguração do MASP (Museu de Arte de São Paulo) em 7 de novembro de 1968.
O movimento hippie ganha força nesta década.


  • Política
Em 21 de Abril de 1960, a capital do Brasil é transferida do Rio de Janeiro para Brasília.
Em 3 de outubro de 1960, Jânio Quadros é eleito presidente do Brasil. Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renuncia.
Em 22 de novembro de 1963, enquanto fazia uma visita à Dallas, o presidente J. F. Kennedy é assassinado.
Em 31 de março de 1964, um golpe militar no Brasil  tira do poder o presidente João Goulart. Início da ditadura militar no Brasil.
Em 1966, tem inicio a Revolução Cultural na China.
Em 4 de abril de 1968, é assassinado o ativista pelos direitos civis Martin Luther King.


  • Música
Em novembro de 1962 é gravado o primeiro disco dos Beatles intitulado Please, Please, Me. O lançamento ocorre em março de 1963. Esta década foi marcada pelo grande sucesso musical desta banda de rock.
No I Festival de MPB (1965), com a canção Arrastão, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, Elis Regina começa a fazer sucesso no cenário musical brasileiro.
No final da década tem início o tropicalismo, importante movimento cultural brasileiro.Janis Joplin é o símbolo do movimento de contracultura na música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário